História

Inicio e consolidação (1962 – 1990)

Criada em 1962, a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) surgiu a partir da realização do primeiro curso voltado para as atividades de teatro na Universidade Federal do Pará, cuja finalidade é a de fazer do teatro um veículo de cultura, com vistas ao aprimoramento intelectual da juventude universitária e a educação da população em geral. O curso teve origem em um pedido dos professores Maria Sylvia Nunes e Benedito Nunes ao reitor da universidade. A escola iniciou suas atividades naquele mesmo ano, como Serviço de Teatro Universitário, com um Curso de Iniciação Teatral. Posteriormente, foi criado o Curso Livre de Formação em Ator.

Em 1968, foi fundado o Grupo Coreográfico, que impulsionou o ensino da dança através do Curso Experimental de Formação de Bailarinos nos anos 1990. Somente em 1992, após a criação do Núcleo de Arte, hoje Instituto de Ciências da Arte (ICA), as atividades de teatro e dança foram agrupadas.

Ampliação e criação de novos cursos (2000 – atualmente)

No final dos anos 90, foi identificada a necessidade de ampliar a oferta dos cursos profissionalizantes e em 23 de setembro de 2003, a Resolução nº 606, da Universidade Federal do Pará, aprovou o Plano de Curso Técnico da Escola de Teatro e Dança.

A Escola de Teatro e Dança funciona, atualmente, como unidade de ensino, pesquisa e extensão, com autonomia acadêmica, via conselho deliberativo, sob a administração do Instituto de Ciências da Arte, órgão criado em fevereiro de 2006, pela UFPA, para congregar e coordenar a Faculdade de Artes Visuais (FAV); a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA); e a Escola de Música (EMUFPA).

Em 2005, no intuito de enriquecer e complementar o conhecimento dos futuros profissionais dos Cursos Técnicos existentes para o mercado de trabalho, foi criado o primeiro curso em tecnologias teatrais: Curso Técnico em Cenografia.

A partir de 2008, para atender demandas das áreas de artes cênicas, teve início o Curso de Licenciatura em Dança e, em 2009, o Curso de Licenciatura em Teatro.

Ainda em 2008, realizou-se também a primeira ação dentro do programa de pós-graduação do Instituto de Ciências da Arte-ICA, com a implantação do Curso de Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo: Criação, Transmissão e Recepção. Em 2010, a Escola iniciou a primeira turma do Curso Técnico de Figurino.

Desde a sua criação, através dos cursos oferecidos, a Escola vem formando profissionais para a produção de conhecimento e para o mundo do trabalho, por meio da apresentação de dezenas de espetáculos de teatro e dança, realizados nos seus cinquenta anos de funcionamento. Os espetáculos, obrigatórios para os cursos técnicos, preparam e englobam a participação de atores, bailarinos, cenógrafos e figurinistas de diversas faixas etárias para atuarem num mercado continuamente ampliado, em diálogo e interação com outras linguagens artísticas e os mais diversos segmentos da sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s