Espetáculo de rua conta a história do teatro ocidental.

“A Paixão de Dionísio” é o mais novo espetáculo do núcleo de rua do Grupo de Teatro Universitário da UFPa.


A história do teatro contada de forma didática, lúdica, descontraída e muito debochada. Esse é o mote central para a história de “A Paixão de Dionísio”, espetáculo do Grupo de Teatro Universitário da UFPa, dentro do seu núcleo de rua, que realiza sua temporada de estréia nos dias 29 e 30 de junho às 20h00 e 01 de julho às 17h00 no anfiteatro da Praça da República.

O espetáculo, voltado e concebido para a rua, conta história do teatro ocidental desde os tempos dos rituais até as paixões de cristo apresentadas em Belém do Pará e em todo o Brasil na atualidade. Nele, um vendedor de raspa-raspa e todo tipo de cacarecos chamado Didi, que se apresenta como Dionísio, o Deus do Teatro; encontra todos os dias duas garis, Maria e Jurandir, e insiste em contar para elas a sua história, ou a história do teatro.

O elenco, formado por Ícaro Gaya, Sandra Perlin e Rosilene Cordeiro, leva para as ruas toda a estética do teatro voltado para este espaço no sentido da democratização da arte pública. Neste sentido, toda sua cenografia é móvel e cabe em uma bicicleta cargueira, que transfigura-se em diversos cenários ao longo do espetáculo. O figurino também remete a realidade contemporânea das ruas em cidades urbanizadas sem abrir mão da identidade amazônia, presença forte nas camadas desta representação. Os figurinos e cenários são assinados por Maurício Franco, trilha sonora por Armando de Mendonça e direção geral nas mãos de Ana Marceliano.

“A Paixão de Dionísio” é um convite ao público a conhecer e se divertir com a história do teatro ocidental e uma ode ao rito sagrado teatral. Evoé!

SERVIÇO: “A Paixão de Dionísio”, do Grupo de Teatro Universitário da UFPa. Dias 29 e 30 de junho às 20h00 e 01 de julho às 17h00 no Anfiteatro da Praça da República. Informações: 9941.1807 (Paulo Ricardo)

Texto: Leandro Oliveira/ Assessoria GTU

Deixe um comentário